terça-feira, 1 de junho de 2010

Relatório do encontro dos alunos da 4ª série da Escola Estadual Caetano Gonçalves da Silva e a Grupo Indígena Kaingang, Comunidade Por Fi.


Data: 26/05

Local: Estrada do Quilombo, 1015 - Bairro Feitoria Seller, São Leopoldo.

Público Alvo: alunos, comunidade escolar, educadores.

Objetivo Geral: Conhecer o modo de vida da aldeia Kaingang, respeitando e valorizando sua contribuição cultural.

Objetivo Específico: Reconhecer a importância da influência da cultura
Indígena na nossa cultura.


A saída de Campo com o objetivo de visitar a Comunidade Por Fi desde sua proposta, despertou o maior interesse na turma.
Quando combinei com os alunos e agendei a visita, senti que eles estavam realmente motivados, cheios de expectativas e curiosidades.
O encontro dos não índios com os índios não poderia ter sido mais maravilhoso.
Os alunos logo que chegaram se identificaram com as crianças índias, partilharam o lanche, assistiram a aula ministrada pelo professor Dorvalino, caminhavam pela aldeia como se pertencessem a mesma tribo, em total harmonia. Alguns alunos se mantinham distantes apenas observando, outros, ao contrário perguntavam muito sem conter a curiosidade sobre o que viam. Porém, o ponto alto da visita foram as sábias palavras do professor Dorvalino que fez uma palestra sobre a cultura Kaingang. O professor falou sobre a importância da educação que os pais devem dar aos filhos, que muitos desses pais delegam para a escola, fazendo um parâmetro entre essa educação e a das crianças da aldeia. O professor falou da importância da disciplina na vida das pessoas, da cura de doenças através de plantas medicinais encontradas na mata, da gestação das índias, do pré-natal e do parto, do desejo de ver a aldeia construída de forma planejada, da luta para manter e preservar a cultura Kaingang.
As crianças índias apresentaram para os visitantes uma dança de guerra, coordenados pelo professor Dorvalino, que deixou o grupo fascinado.
Acredito que a saída de campo teve seus objetivos plenamente alcançados, considerando que durante a análise sobre o passeio os alunos demonstraram, através de argumentações, o entendimento da importância cultural das comunidades indígenas, perceberam em nossa língua e nos nossos costumes, a presença dessa cultura tão rica e formadora da nossa brasilidade, identificando nos próprios colegas semelhanças físicas, como a cor de pele, cabelo escorrido e traços fisionômicos.
Certamente esse passeio contribuiu para formar seres humanos mais justos, que primem pela igualdade, pelo respeito à diversidade, na busca de um mundo melhor para todos, através de uma convivência plural e linear.

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