domingo, 20 de junho de 2010

Avaliação Inclusiva

Sempre me questiono, especialmente quando há entrega de notas no fechamento do trimestre, sobre a Avaliação utilizada na minha escola que está prevista em seu PPP.
"Será que ela contempla de forma justa a maioria dos educandos?"
"Os instrumentos ulilizados pelos educadores foram ajustados de acordo com a realidade dos alunos de forma comprometida, buscando a construção de uma aprendizagem significativa, respeitando as individualidades e especificidades?"
"Não estará essa avaliação a serviço da exclusão escolar e social?"
São questionamentos que deveremos discutir com a Comunidade Escolar, para a estruturação de um novo PPP.Porém observo, através de conversas informais com a comunidade, que ela própria enfrenta dificuldades em aceitar uma avaliação disvinculada do processo classificatório, que seleciona e discrimina, não acreditando uma avaliação com caráter diagnóstico, em permanente construção e reconstrução, pois percebo que os pais sentem-se mais seguros diante de cadernos cheios e com testes e provas, pois dessa forma acreditam que podem "ver" ou "comprovar" ou não a aprendizagem de seus filhos.
Procuro ao desenvolver minha prática, buscar formas de avaliar que me permitam ser o mais justa possível em relação ao meu aluno, respeitando sua individualidade,
organizando situações que permitam detectar os conhecimentos prévios levando em respeitando as diferenças individuais.
A avaliação me oferece subsídios para verificar a relação entre o que foi proposto e a aprendizagem efetivamente construída. Avalio para acompanhar as mudanças que ocorrem durante o processo de aquisição do conhecimento, sendo necessário que essa avaliação seja efetivada em forma de acompanhamento diário, sistemático e individualizada, que revele a evolução do indivíduo, com intervenções sempre que houver necessidade.
A avaliação permite a mudança, refazer caminhos, nas transformações que estão sendo provocadas, no aprimoramento contínuo do aluno, visando o pleno desenvolvimento do educando, agregando à avaliação escolar indicadores que possibilitem acompanhar o domínio de competências e habilidades.
Utilizo os critérios expressos no PPP da escola, que se referem ao uso de indicadores qualitativos e quantitativos mensurados em nota e parecer descritivo, de forma concomitante, tendo o cuidado que esses expressem e traduzam informações sobre a evolução e materialização da aprendizagem.
O resultado da avaliação permite o ajuste dos conteúdos desenvolvidos, permitindo clareza no que se efetivou como aprendizagem, indicando caminhos em relação ao que precisa ser retomado, permitindo que se percebam professores e alunos, os avanços e dificuldades.
O processo de avaliação não deve ser uma imposição e sim um ato partilhado e construtivo.

Um comentário:

Rose tutora EAD disse...

Olá Roseli!
Quando falas em avaliação, percebo que tens uma certa contrariedade mas, essa situação é antiga e faz parte do ensino aprendizagem. Busque avaliar teu educando como único, olhe seu crescimento, sua maturidade escolar, sua criatividade e organização acredito que assim se sentirás mais confortável e quebrarás certos padrões impostos.
Sim, avalição é processo partilhado de maneira que devemos perceber o crescimento do indivíduo.
Abraços, Rose