segunda-feira, 14 de junho de 2010

Conclusão do Estágio

Reflexão

Semana 9


Sabemos que a escola como instituição plural, deve estar receptiva e se mostrar responsável pelas mudanças de paradigmas e ideias pré-concebidas vindas das mais diferentes representações sociais, na busca do respeito a essas diversidades, para que seja verdadeiramente um espaço inclusivo.
Porém, esse desafio não é tarefa fácil, considerando os valores enraizados, de uma sociedade excludente, que costuma rotular ou ignorar aquilo ou aqueles que são exceção no contexto.
É na heterogeneidade das salas de aula que encontramos a riqueza inesgotável de diferenças étnicas, culturais, de ritmos de aprendizagem que nos possibilita um trabalho rico, através do desempenho docente comprometido, onde o educador seja um aliado na construção do saber, para a formação de sujeitos protagonistas de sua história e de uma convivência respeitosa, igualitária e humana.
O desenvolvimento do Projeto “A diversidade étnica e cultural na educação” me possibilitou como educadora, presenciar mudanças essenciais à convivência, onde os alunos adquiriram consciência da diversidade e desenvolveram o sentimento de interesse e respeito à diferença, no respeito pela figura do outro, no entendimento da contribuição de cada etnia na formação da nossa brasilidade.
No desenvolvimento do Projeto, verifiquei o envolvimento dos alunos com a temática, percebendo o prazer com que participaram das atividades propostas favorecendo a construção de uma aprendizagem significativa.
Encerro o Projeto, mas não a minha docência, que certamente se fortaleceu e qualificou que cresceu junto dos alunos e suas dificuldades, através do construtivo confronto de ideias, na difícil arte de conviver com as diferenças, onde realizamos trocas e interações, onde aprendemos a respeitar a individualidade de todos e a entender a singularidade dos que nos rodeiam, certamente saímos todos ganhadores nessa caminhada e me sinto gratificada, pois considero ter alcançado plenamente os objetivos a que me propus.

Um comentário:

Rose tutora EAD disse...

Olá Roseli!
O processo ensino aprendizagem nos faz ver as coisas diferentes,porque sabemos que somos parte integrante dessa evolução.
Cada ser é único dentro da sua especificidade, por isso quando citas a diversidade consegues deixar bem claro o respeito que tens com cada um.
Muito legal, teu trabalho com essa visão de igualdade.
Abraços, Rose