domingo, 2 de maio de 2010

Produção Textual

A atividade foi realizada com o objetivo de proporcionar aos alunos uma oportunidade em que o conhecimento fosse produzido e construído pela ação, reflexão e interação.Sabe-se que a leitura e a escrita se complementam, pois através da leitura, o aluno encontra subsídios para suas produções, familiarizando-se com as normas ortográficas e os diversos tipos de gêneros textuais.Nesse contexto, enquanto conhece e apropria-se da língua materna o indivíduo participa ativa e criticamente da sociedade em que está inserido,valendo-se da linguagem para expressar suas ideias e opiniões, considerando as opiniões contrárias e exercitando a argumentação.

Tendo convicção que a leitura e o processo de produção textual, bem como a aprendizagem, devem fazer sentido para o aluno que após a discussão e debates sobre o tema "Convivendo com as Diferenças"sugeri que os alunos fizessem duplas para realizar a produção.Um aluno ficaria encarregado de registrar a opinião da dupla e o outro faria o papel de revisor, fazendo as alterações ortográficas que julgasse pertinentes.

Acredito que o objetivo foi alcançado, pois as duplas problematizaram sua escrita, ressignificando e favorecendo a autocorreção informativa, onde levantaram questionamentos acerca das incorreções ortográficas, estrutura do texto,coerência nos fatos e clareza nas informações.

Ao propor a produção textual o objetivo maior era que os alunos encontrassem nessa atividade, uma forma legítima de expressão, através da análise crítica e a revisão dos conhecimentos linguísticos, onde puderam revisar a própria fala que transferem para a escrita, observando a clareza, adequação, coerência e coesão.

A autocorreção textual tem como objetivo que os alunos se coloquem no lugar do leitor buscando a formação de um leitor crítico, que seja capaz de refletir, recriar, indo além das convicções linguísticas.



Nenhum comentário: