domingo, 9 de maio de 2010

A importância da contação de histórias



A contação de histórias é uma aliada na construção da aprendizagem em qualquer série e modalidade escolar, buscando construir nos alunos o gosto pela leitura, oportunizando e criando condições, para que através da contação, se estruture um indivíduo crítico, que atue de forma transformadora na sociedade em que atua.
O aluno enquanto ouvinte, aprende a se conhecer melhor, descobrir preferências, vai do real para o imaginário, se transporta, cria e recria, transcende...buscando o entendimento do mundo que o cerca.Procuro ouvir os alunos sobre suas preferências em relação as histórias a serem lidas porém, muitas vezes, incluo no planejamento, buscando a interdisciplinaridade , histórias que complementem os conteúdos desenvolvidos em sala de aula.
Atualmente, estou trabalhando o livro Mitos e Lendas do Rio Grande do Sul de Antônio Augusto Fagundes, Ciclo das Lendas Indígenas, aliando aos conteúdos desenvolvidos e ao tema do Projeto, que refere-se a diversidade étnica.
Tenho a convicção que os momentos de contação de histórias, para meus alunos são inesquecíveis.Vejo no olhar de cada um o encantamento, pois busco na alternância da voz, na incorporação dos personegens, no suspense, prender a atenção, buscar o envolvimento, o prazer, pois o ato de contação é mágico...
Sempre em minha docência, fui uma professora contadora de histórias, pois sempre acreditei que esse gesto passava pelo aconchego, pelo acolhimento.Hoje, porém sei que o valor é ainda maior pois incentiva os alunos a desenvolverem o gosto pela leitura, a desenvolverem a sensibilidade, contribuindo para o exercício da criticidade.
Jamais esqueço as palavras do aluno Maxuel, no ano passado, quando nos preparávamos para a contação, os alunos sentados no chão, junto a mim , e um aluno não se acomodava, perturbando o início da história: -Dudu, fica quieto, não quebra o encanto...A história contada era o Mito "O Lobisomem no folclore gaúcho".

Nenhum comentário: