quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A escola e os diferentes tipos de linguagem

Para despertar e manter o interesse dos alunos nas construções dos diferentes tipos de linguagem, é preciso que estes percebam que a língua é um bem sócio-cultural e que o conhecimento dela irá permitir que analise e compreenda o mundo, possibilitando que atue consciente e criticamente no exercício de sua cidadania.
Os conteúdos que a escola oferece, devem contemplar uma proposta com diferentes situações de interação, através da linguagem oral e escrita, considerando que o aluno aprende por meio de práticas significativas e contextualizadas.
As práticas educativas devem nortear as seguintes concepções:
*Oferecer e estimular o aluno no contato permanente de material escrito:jornais, autdoors, normas, leis, avisos, obras literárias, etc... para que ele possa estabelecer relações, emitir opinião, se expressar criticamente.
*Familiarizar o aluno com textos literários e jornalísticos que despertem o seu interesse e favoreçam a ampliação de seu recurso linguístico.
*Favorecer e valorizar os avanços e entender os recuos ou retocessos durante o processo de apropriação da linguagem, como uma situação natural na construção da aprendizagem.

Um comentário:

Giselda Correa disse...

Oi Roseli... Nessa postagem trazes aspectos bem interessantes para pensarmos na importância de oferecermos uma proposta mais interativa, que considere a realidade e os conhecimentos prévios dos alunos, a fim de que tenham aprendizagens mais significativas e contextualizadas. No entanto, de que forma a escola e nós educadores, estamos possibilitando isso? Até que ponto estamos “abertos” e preparados para modificar nossa prática pedagógica? Abração pra ti. Gi