segunda-feira, 5 de outubro de 2009

EJA-Alfabetização de adultos

Acredito que a alfabetização de jovens e adultos na modalidade EJA deve precindir dos processos idênticos à lfabetização de crianças do ensino fundamental regular, devendo ser associada e representar o universo dos alunos, de forma interdisciplinar e contextualizada, permitindo a construção de sujeitos críticos, através da interação e da reflexão.
Oportunizar ao aluno que expresse livremente suas dificuldades e necessidades em um ambiente de acolhimento, fazendo a leitura que o aluno da EJA possui um perfil diferenciado, considerando que muitos pertencem as classes operária e as dificuldades referentes a exclusão social são imensas.Cabe à escola e ao educador oferecer a esses alunos um ambiente prazeroso de aprendizagem, para que resgatem a auto estima e a evasão escolar diminua.Que essa clientela encontre no espaço escolar a possibilidade de recuperar com qualidade a aprendizagem e que sintam-se cidadãos atuantes na construção do saber e da sua cidadania.
O espaço escolar necessita, independente da modalidade que ofereça, é de profissionais da educação comprometidos, que desejam mudanças, que respeitam a individualidade e singularidade dos alunos,distanciando-se dos rótulos que mutilam e excluem.

Um comentário:

Luciane Machado disse...

Muito bem Roseli, é isso aí , a Eja engajada no fortalecimento da motivação, preocupada com a mudança social,e que estes alunos sejam cidadãos atuantes críticos.Na busca de seus ideais.
A Eja atuando como reparadora, equalizadora e permanete.Bjs.