quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Fala-se/escreve-se/lê-se sempre do mesmo jeito?

Os sujeitos adquirem, transformam e se apropriam do conhecimento, através da ação que exercem sobre ele, mediados pela interação entre os pares.O processo de aquisição da linguagem ocorre da mesma forma, nas práticas sociais.
São nas situações linguisticamente significativas, que se dá a expansão da capacidade de uso da linguagem e a construção ativa de novas capacidades, que possibilitam e determinam o domínio cada vez maior dos diferentes tipos de escrita.
No espaço escolar, o uso da linguagem, deve objetivar a reflexão para que se construam instrumentos que permitirão à criança desenvolver a competência discursiva para falar, escutar, ler e escrever, através das diversas situações de interação, na busca de sua autonomia .

Um comentário:

Giselda Correa disse...

Oi Roseli... Em sua postagem trazes que o processo de aquisição do conhecimento, assim como a linguagem, está ligada a questões socioculturais, onde diferentes contextos e sujeitos influenciam na forma de expressar-se escrita e oralmente e que cabe a escola desenvolver no aluno as potencialidades de domínio das múltiplas linguagens possíveis, tornando-o autônomo. Porém ficou a questão: “Que tipos de instrumentos a escola ira utilizar a fim de despertar o interesse dos alunos, permitindo então esta construção das diferentes formas de linguagem e conseqüentemente da sua autonomia? Como tornar atraente a linguagem na Escola, visto que o interesse é maior em “teclar” do que escrever usando regras próprias e informais? É uma questão a ser pensada!! Abs, Gi