segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Planejamento e Aprendizagem

A contextualização passou a ser referida pela LDB/1996, estando definidos nos PCNs, que se estabeleçam relações entre os conteúdos trabalhados e o contexto, para que a aprendizagem se materialize de forma significativa e para que o aluno possa construir com autoria e autonomia sua aprendizagem .
Penso que nem todos os educadores trazem para a prática conteúdos interdisciplinares, significativos e contextualizados, estando eles ligados à forma tradicional de aprendizagem.
Francamente, até então, sempre pensei que a qualidade da aprendizagem estava estritamente ligada a transmissão formal de conhecimentos, acreditando que quanto maior fosse o meu conhecimento sobre os conteúdos a serem trabalhados, maior seria a chance de aprendizagem dos alunos, oferecendo a eles conteúdos fragmentados, compartimentados, estanques, que eram aprendidos mecanicamente através da memorização, sem planejamento prévio, favorecendo assim, a indisciplina e o desinteresse.
Sei que o planejamento por si só não é garantia de aprendizagem, mas permite a sistematização das ações tendo como finalidade a organização dessas, buscando adequá-las, favorecendo a aprendizagem e sua construção, estabelecendo um eixo, uma orientação,materializando assim a aprendizagem através da interação dos envolvidos nesse processo.
Ao planejar, pensar, reformular, adequar ações, métodos, recursos, penso e organizo minha aula de forma única e pessoal, posibilitando aos alunos que se apropriem dos conhecimentos e habilidades que contribuirão na formação de sua cidadania.

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