terça-feira, 28 de setembro de 2010

Reflexão- Terceiro Semestre

Considero que no terceiro trimestre as interdisciplinas estabeleceram mudanças significativas em minha prática, pois modificaram e qualificaram a minha sala de aula.
A interdisciplina de Teatro trouxe movimento para a sala de aula, até então eu considerava a arte de fazer teatro como se fosse privilégio dos alunos que nasciam com aptidão e talento, quando ao contrário, desenvolvi os jogos teatrais para possibilitar a desinibição da turma, me surpreendi, pois eles se envolveram com a dinâmica e criaram histórias maravilhosas para apresentação ao grupo.A prática do Teatro aliado ao planejamento possibilitou a integração da turma e desenvolveu a sensibilidade dos alunos.
A interdisciplina de Lucidade me distanciou do modelo tradicional de educação, onde o ato de brincar ficava para segundo plano, me trouxe a consciência que através da brincadeira a criança vivencia o lúdico se conhece e se descobre, dando significado ao seu imaginário.
Na interdisciplina de Música pude através das aprendizagens sair da mesmice, de cantar junto com os alunos sempre a mesma música.Aprendi que os vários gêneros musicais devem fazer parte do planejamento, que a música tem movimento, marcação de ritmos, exploração dos sons dos instrumentos musicais.Aprendi a trabalhar a MPB com os alunos, onde fazem maravihosas paródias.
A Literatura privilegiou o conto de fadas, como resgate desse gênero literário que povoa a imaginação das crianças.Foi também de grande importância a interdisciplina do SI que possibilitou o exercício da argumentação e contra-argumentação que ampliou o domínio e clareza na exposição de ideias, favorecendo o repertório acadêmico facilitando assim a oratória.
Considero que esse semestre foi riquíssimo considerando que as aprendizagens influenciaram e enriqueceram diretamente o planejamento pedagógico.

Nenhum comentário: