segunda-feira, 13 de setembro de 2010

1º Semestre-Curso PEAD-UFRGS

Certamente o primeiro semestre do curso de Pedagogia, foi o mais difícil, no que se refere a adequação do tempo em relação às exigências do curso ofertado e da minha total ausência de qualificação em relação ao uso da informática.
Precisei ter uma força de vontade imensa para que pudesse adquirir esse conhecimento, pois tinha consciência da relevância dessa aprendizagem, bem como o quanto seria necessário essa qualificação para que eu pudesse desenvolver meus estudos acadêmicos através da modalidade EAD.
Hoje, quando estabeleço comparações e vejo todo o conhecimento construído, acredito que a utilização das ferramentas tecnológicas, juntamente com toda as demais aprendizagens das diferentes interdisciplinas e eixos, permitiram a minha inserção no mundo e a qualificação de minha prática.
Sabemos que o ser humano encontra-se permanentemente em processo de construção e reconstrução e deve no mesmo ritmo se adequar e atualizar mediante as inovações tecnológicas e os currículos precisam se apropriar desses novos saberes tecnológicos para que o contexto escolar estabeleça interações com o mundo globalizado, objetivando práticas pedagógicas significativas, com características inovadoras na forma de ver e atuar no mundo.
Durante todo o curso PEAD, me qualifiquei como educadora, agora bem mais preparada no que se refere às tecnologias, porém sempre senti a frustração de não poder compartilhar com meus alunos minhas aprendizagens.Somente agora, no segundo semestre, minha escola disponibilizou o laboratório de informática, com horários definidos para que o utilizemos como recurso em nossa prática.
Esou muito feliz, só que agora aprendendo também com os alunos, mas muito distante da nativa digital que fui um dia.


Um comentário:

Catia Zílio disse...

Olá Roseli!
Com certeza a maior inovação do PEAD foi a utilização das TICs e como ex-aluna do curso presencial da UFRGS vejo que a qualificação das alunas do PEAD é um plus a mais na formação.
Se tivesse que fazer uma comparação entre os dois cursos diria que a turma do PEAD está anos-luz na frente no que diz respeito a utilização das TICs, não como uma mera ferramenta, mas como um recurso que pode qualificar ainda mais as aprendizagens no contexto escolar. Esta proposta de inclusão digital é algo do qual não podemos ficar de fora nos dias atuais.
Em relação a tua escrita, tenho apenas uma pequena dúvida a que momento te referes quando escreves: "Somente agora, no segundo semestre"?
Lembre-se que nosso texto será lido por outro, alguém que não sabe aquilo que para nós parece tão óbvio...
Seguimos conversando!!!
Abraços, Cátia