Precisei ter uma força de vontade imensa para que pudesse adquirir esse conhecimento, pois tinha consciência da relevância dessa aprendizagem, bem como o quanto seria necessário essa qualificação para que eu pudesse desenvolver meus estudos acadêmicos através da modalidade EAD.
Hoje, quando estabeleço comparações e vejo todo o conhecimento construído, acredito que a utilização das ferramentas tecnológicas, juntamente com toda as demais aprendizagens das diferentes interdisciplinas e eixos, permitiram a minha inserção no mundo e a qualificação de minha prática.
Sabemos que o ser humano encontra-se permanentemente em processo de construção e reconstrução e deve no mesmo ritmo se adequar e atualizar mediante as inovações tecnológicas e os currículos precisam se apropriar desses novos saberes tecnológicos para que o contexto escolar estabeleça interações com o mundo globalizado, objetivando práticas pedagógicas significativas, com características inovadoras na forma de ver e atuar no mundo.
Durante todo o curso PEAD, me qualifiquei como educadora, agora bem mais preparada no que se refere às tecnologias, porém sempre senti a frustração de não poder compartilhar com meus alunos minhas aprendizagens.Somente agora, no segundo semestre, minha escola disponibilizou o laboratório de informática, com horários definidos para que o utilizemos como recurso em nossa prática.
Esou muito feliz, só que agora aprendendo também com os alunos, mas muito distante da nativa digital que fui um dia.
Um comentário:
Olá Roseli!
Com certeza a maior inovação do PEAD foi a utilização das TICs e como ex-aluna do curso presencial da UFRGS vejo que a qualificação das alunas do PEAD é um plus a mais na formação.
Se tivesse que fazer uma comparação entre os dois cursos diria que a turma do PEAD está anos-luz na frente no que diz respeito a utilização das TICs, não como uma mera ferramenta, mas como um recurso que pode qualificar ainda mais as aprendizagens no contexto escolar. Esta proposta de inclusão digital é algo do qual não podemos ficar de fora nos dias atuais.
Em relação a tua escrita, tenho apenas uma pequena dúvida a que momento te referes quando escreves: "Somente agora, no segundo semestre"?
Lembre-se que nosso texto será lido por outro, alguém que não sabe aquilo que para nós parece tão óbvio...
Seguimos conversando!!!
Abraços, Cátia
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