domingo, 26 de setembro de 2010

Reflexão referente ao segundo semestre

Quando reflito sobre minha trajetória com aluna da UFRGS percebo como as aprendizagens construídas possibilitaram mudanças significativas na minha docência.
Visitei as construções realizadas no 2º semestre e elas me permitem ver o quanto me distanciei da postura engessada e conteúdista de educadora.
Lembro que no 2º semestre tive minha atenção despertada pela construção da linha do tempo e das Memórias que me desacomodaram e fizeram pensar sobre minha própria existência e isso mexeu com as memórias que eu escondia de mim mesma.Hoje realizo essa atividade com os alunos e vejo que para eles é muito importante pois favorece o auto-conhecimento e a valorização da história de vida deles, fazendo que se sintam pertencentes e inseridos no mundo.
A interdisciplina de Psicologia oportunizou importantes reflexões acerca da afetividade e sua importante participação na vida dos educadores e educandos, como fomentadora de uma educação dialógica e humanista.
Na interdisciplina Fundamentos da Educação as temáticas desenvolvidas foram de grande valia, pois evidenciaram uma outra perspectiva em relação à alfabetização e ao letramento , oportunizando atualização e interações preciosas entre os participantes dos fóruns de discussão.
Adorei conhecer a história da Escola da Ponte, que nos ensinou uma outra maneira da efetivação da educação, bem diferente da que nós conhecemos.Algo inovador e apaixonante, uma ideia que me ajudou a entender que uma outra forma de fazer escola é possível, que a escola não deve representar uma prisão, ao contrário, deve ser o lugar que apregoa a liberdade com responsabilidade e que propõe ser um lugar prazeroso, de descobertas, que inviste na educação de seus alunos, respeitando seus limites e especificidades, acolhendo a todos com amor e igualdade.
Por fim a Interdisciplina Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica, através da Manifesto dos Pioneiros e da Escola Nova favoreceram o meu entendimento de como se estruturou a escola no Brasil atravé do envolvimento de pessoas comprometidas com a educação.
Concluo, com a convicção que o 2º semestre contribuiu de forma significativa com minha formação acadêmica e esse conhecimento está refletindo positivamente da minha docência.

Nenhum comentário: