Quando reflito sobre minha trajetória com aluna da UFRGS percebo como as aprendizagens construídas possibilitaram mudanças significativas na minha docência.
Visitei as construções realizadas no 2º semestre e elas me permitem ver o quanto me distanciei da postura engessada e conteúdista de educadora.
Lembro que no 2º semestre tive minha atenção despertada pela construção da linha do tempo e das Memórias que me desacomodaram e fizeram pensar sobre minha própria existência e isso mexeu com as memórias que eu escondia de mim mesma.Hoje realizo essa atividade com os alunos e vejo que para eles é muito importante pois favorece o auto-conhecimento e a valorização da história de vida deles, fazendo que se sintam pertencentes e inseridos no mundo.
A interdisciplina de Psicologia oportunizou importantes reflexões acerca da afetividade e sua importante participação na vida dos educadores e educandos, como fomentadora de uma educação dialógica e humanista.
Na interdisciplina Fundamentos da Educação as temáticas desenvolvidas foram de grande valia, pois evidenciaram uma outra perspectiva em relação à alfabetização e ao letramento , oportunizando atualização e interações preciosas entre os participantes dos fóruns de discussão.
Adorei conhecer a história da Escola da Ponte, que nos ensinou uma outra maneira da efetivação da educação, bem diferente da que nós conhecemos.Algo inovador e apaixonante, uma ideia que me ajudou a entender que uma outra forma de fazer escola é possível, que a escola não deve representar uma prisão, ao contrário, deve ser o lugar que apregoa a liberdade com responsabilidade e que propõe ser um lugar prazeroso, de descobertas, que inviste na educação de seus alunos, respeitando seus limites e especificidades, acolhendo a todos com amor e igualdade.
Por fim a Interdisciplina Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica, através da Manifesto dos Pioneiros e da Escola Nova favoreceram o meu entendimento de como se estruturou a escola no Brasil atravé do envolvimento de pessoas comprometidas com a educação.
Concluo, com a convicção que o 2º semestre contribuiu de forma significativa com minha formação acadêmica e esse conhecimento está refletindo positivamente da minha docência.
domingo, 26 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário