domingo, 18 de abril de 2010

Reflexão Estágio Curricular




No desenvolvimento da prática dessa semana percebi que o ensino e a aprendizagem deve ter como foco principal a responsabilidade em formar alunos conscientes de sua responsabilidade social com o objetivo de transformarem, como sujeitos críticos e atuantes, o mundo em que vivem.

Essa postura certamente perpassa pelo autoconhecimento, a valorização da família como primeiro grupo social, da comunidade, das ações de todos os envolvidos nesse processo.

A discussão que começamos em torno da diversidade, foi de extrema importância, pois existem na turma alunos preconceituosos em que muitas vezes precisei interceder quando presenciei atitudes discriminatórias em relação aos colegas.Percebi também que alguns alunos desconheciam o seu valor pessoal, o valor do outro como indivíduo e o de sua própria família, considerando que seus colegas em sua negritude ou pobreza extrema fossem seres "menores" e sem muita importância.

O tema abordado possibilitou uma discussão rica, a formação de um pensamento reflexivo que permitiu o crescimento do grupo e uma prática significativa.Observei mudanças nas interações e se isso aconteceu, certamente os alunos forma tocados.

Percebi na turma a sensação de pertencimento na construção da linha do tempo e no debate sobre a importância da família, onde os alunos situaram-se como sujeitos, inseridos em um grupo social e com responsabilidades em relação a construção de uma sociedade mais justa, onde fazem parte do patrimônio histórico cultural da sociedade.






Nenhum comentário: