segunda-feira, 12 de abril de 2010

Avaliação

O PPP da minha escola prevê a divisão do ano letivo em três trimestres, totalizando 100 pontos em cada um deles.
O aluno deverá alcançar nas avalições no mínimo 60 pontos em cada trimestre para obter aprovação e a recuperação é realizada durante o processo.As notas são globalizadas e deve ser oferecido ao aluno, no mínimo duas avaliações por disciplina em cada trimente.
Acredito que a avaliação deveria transpor essa visão tradicional, que mensura a aprendizagem através de notas e conceitos mas usar a avaliação com o objetivo de orientar e sustentar a intervenção pedagógica.
A avaliação deve oportunizar o diagnóstico da aprendizagem, possibilitando rever estratégias, definir métodos, estabelecer prioridades, buscando o aprimoramento da aprendizagem.Portanto, as avaliaçãoe formais não devem ser um instrumento estanque mas ser fonte permanente de observações, de avaliações contínuas, avaliando a criatividade e a interação.
Por conseguinte, os instrumentos de avaliação devem ser diversificados e irem além dos conteúdos conceituais mas incluindo também os conteúdos procedimentais e atitudinais, oferecendo a oportunidade do aluno se autoavaliar.
Porém, no contexto escolar, grande parte dos docentes descumpre o que é previsto, jogando todas as expectativas em uma única avaliação"puxada" que funciona como um "castigo"e os pais acreditam que é a materialização do saber.

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