terça-feira, 26 de outubro de 2010

Reflexão-Quinto Semestre

As aprendizagens construídas nesse semestre oportunizaram ao meu fazer pedagógico um diferencial imenso.
Quando fui aluna do Magistério, os professores ensinavam através da aulas de Didática, de uma forma tradicional, onde cada disciplina que iríamos trabalhar com os alunos durante o estágio ou na docência, era específica para cada didática.Cito como exemplo: Didática da Matemática, Didática das Ciências etc...E foi dessa forma que aprendi a trabalhar, onde o planejamento era particionado, fragmentado o que me tornou uma professora conteúdista e extremamente tradicional.
Começei a ouvir na escola em que atuo, sobre a Pedagogia de Projetos, o qual considerava algo muito difícil de ser realizado, muito trabalhoso, onde a aprendizagem se perdia, pois envolvia metodologias e recursos que certamente iria distanciar os alunos da verdadeira aprendizagem (memorização) que eu julgava ser mais importante e eficiente.
Através da interdisciplina Projeto Pedagógico em ação foi possível entender e aprender que um projeto pedagógico deve partir do interesse e da curiosidade dos alunos e que dessa forma é possível construir uma aprendizagem significativa e interdisciplinar, onde os alunos constroem suas aprendizagens através da interação,de forma autônoma e colaborativa, cabendo ao professora a mediação desse processo. Hoje posso dizer que as barreiras que me imobilizavam foram vencidas, onde o conhecimento adquirido desmistificou minhas antigas concepções e crenças.
Na interdisciplina Organização do Ensino Fundamental, as leituras realizadas possibilitaram um novo olhar em relação ao contexto escolar em que atuo, onde pude observar o quanto as práticas são contraditórias em relação ao que os documentos como o PPP e o RE expressam e apregoam.
Na interdisciplina Organização e Gestão da Educação despertou em mim uma conscientização que antes inexistia, como o direito de atuação política de toda a comunidade escolar nas decisões da gestão democrática e me fez perceber o quanto é difícil para alguns gestores despirem-se do autoritarismo e a centralização do poder, formalizando em alguns momentos uma gestão dominadora e unilateral.Enfim, os conhecimentos adquiridos nessa interdisciplina favoreceram que eu saísse da passividade e fizesse valer meus direitos de educadora e cidadã, cobrando participação nas decisões do contexto da escola.
Na interdisciplina Psicologia da vida adulta foi possível que realizássemos uma auto-reflexão,voltada às interelações, sobre a importâcia do convívio harmonioso no ambiente educativo, fazendo com que além de conhecer os transtornos psicológicos, que muitas vezes somos acometidos, pudêssemos identificá-los nas pessoas que nos rodeiam no ambiente de trabalho.Esse semestre foi de grandes e importantes aprendizagens que favoreceram meu crescimento pessoal e profissional.

Nenhum comentário: