sábado, 30 de maio de 2009

O Clube do Imperador

O filme sugerido pela Interdisciplina de Filosofia, O Clube do Imperador, nos remete a questionamentos sobre o real papel do profesor.Nos faz perceber a importância da família e da escola na formação do caráter dos indivíduos, trás à consciência o verdadeiro sentido da educação.A educação que transcende ao formalismo dos conteúdos, que extrapola, que resgata os alunos, que mostra o bem e o mal, que orienta , que sabe ouvir,que busca entendimento nos conflitos e dificuldades, que entende e respeita cada um na sua singularidade e que acaba consciente ou inconscientemente apregoando valores morais e éticos, os quais considera importantes para uma convivência digna e harmoniosa.Elaborando o filme e o ensaio de Adorno pensamos e acreditamos no seguinte: A educação produz a consciência crítica e libertadora,sendo responsável pela descontinuidade da opressão e da barbárie.

2 comentários:

Gláucia Henge disse...

Olá Roseli! Muito interessante a relação que você estabelece entre o filme e o ensaio de Adorno. Realmente, a educação tem a força para alterar a realidade, mas será que ela sozinha consegue isto?

Geny disse...

Querida aluna Roseli Resende Roos!
Ficamos felizes com o carinho, aceitação e a valorização com que você vem demonstrado ao receber as informações dos professores do curso. Essa interdisciplina Étnico-Racial é muito interessante para desenvolver nos nossos alunos o respeito às diferenças. Assim como você, também sentimos orgulho em tê-la como nossa aluna.
Obrigada por suas postagens!
Desejo sucesso empreendedor na sua vida particular, profissional e acadêmica
Um grande abr@ço,
Profª Geny Schwartz da Silva
Tutora seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS