segunda-feira, 4 de maio de 2009

Conexão Brasil-África

A Lei n° 10.639 rompe com a ordem dos currículos ao propor um novo conhecimento científico contrário à superioridade da produção cultural européia, isto é, o mundo não se resume às conquistas e derrotas do continente europeu, esse documento determina que a história da África seja vista com outro enfoque, não falando somente da miséria que atinge o continente, juntamente com os PCNs que orientam a promoção da igualdade, em um de seus temas transversais, a Pluralidade Cultural.
Contrariando ao que define a Lei e descumprindo o que prevê os PCNs a escola em que trabalho, somente em 2008, inseriu no seu PPP e Plano de Estudos o que a Lei determina.
Não deveria a escola, como responsável pela formação de alunos críticos, conscientes e cidadãos, ser a primeira em reparar tal conduta?
Será que a diversidade étnica e as relações inter-raciais não existiam antes da definição dos PCNs e da homologação da Lei?
O mundo seria constituído, por acaso, somente por indivíduos brancos, ou pelo continente europeu?
A discriminação existe sim, a começar pelo currículo escolar que necessitou da obrigatoriedade da Lei para que inserisse o ensino da história da África e da cultura afro-brasileira no seu Plano de Estudos.
Os Projetos Pedagógicos deveriam ampliar e promover a igualdade racial, quando na verdade ocupam-se de outros temas, deixando para discutir a questão somente em novembro-mês da consciência negra.
Onde fica a valorização, o real conhecimento da comunidade negra que nos cerca?E os ancestrais de nossos alunos negros?Por que a escola trata a historicidade do negro apenas referindo-se à perspectiva da escravidão?
Acredito que ao valorizar a cultura negra, em sala de aula, os demais alunos descobrem caminhos que os distanciam do preconceito, muitas vezes trazidos da família e a relação entre eles melhora e se fortalece.
Precisamos mostrar ao aluno que a cultura da África está em cada um de nós, no somatório das etnias e a identidade da criança negra deve encontrar fortalecimento na escola, desde cedo, para que ela reconheça-se como negra e aprenda a respeitar-se como negra.
É importante que os alunos saibam as causas que fizeram os africanos dispersarem pelo mundo, abordando a história da África anterior à escravidão e sua importância étnica e cultural na formação da nossa brasilidade.

2 comentários:

Rose tutora EAD disse...

Olá Roseli!
Por gentileza lembre-se de colocar os marcadores.
Abraço, Rose

Luciane Machado disse...

Roseli, a alei 10.639/03, vem resgatar, reparar um direito negado por muitos anos, mas que ainda encontramos resistências em ser desenvolvido nas escolas, ainda vejo PPTs sem este tema.Quando falas no enfoque escravidão, não podemos negar esta fase da história , mas nos sensibilizarmos e refletirmos a aprtir dela e vermos os reflexos de hoje em relação a trajetória do povo negro, apresentando na história nossas conquistas,e pontos positivos, personalidade negras de épocas passadas e de agora.Beijos.