O texto Avaliação Curricular da Escola e Avaliação da Aprendizagem referem-se que a avaliação, deve incluir, perante observação e acompanhamento diário, contínuo e diagnóstico ,em busca da aprendizagem, respeitando sempre o tempo e limites dos alunos.As ações propostas e regulamentadas no PPP de minha escola evidencia uma avaliação reguladora e classificatória, com reprovação no final do ano letivo/civil, determinando dessa forma, um tempo de aprendizagem igual para todos, não respeitando assim individualidades e especificidades.Estará essa avaliação a serviço da aprendizagem? Não estará essa forma de avaliar estigmatizando e rotulando o aluno? Será essa avaliação emancipatória e democraticamente justa?
"A avaliação deve ser usada sempre para melhorar, nunca para eliminar, selecionar ou segregar".(Juan Manuel Álvarez Méndez)
domingo, 2 de novembro de 2008
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2 comentários:
Minha querida!
A palavra AVALIAÇÃO é muito carregada de sentido. Ela foi criada justamente para classificar, nivelar, ...
Não seria o caso de pensarmos em outra palavra, com um outro sentido para aquilo e quem que queremos "avaliar"? E, não seria o caso de só mudarmos a palavra e permanecermos com as mesmas práticas?
Beijão
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V
Olá Roseli!
Sua reflexão acerca da crueldade da avaliação que temporaliza a aprendizagem e que não respeita as individualidades é bastante interessante. Quais seriam as alternativas possíveis? O que pode ser feito, no cotidiano da sua prática docente, para suavizar os efeitos dessa forma de avaliação?
Abraços, Gláucia.
tutora - Org.Ens.Fundamental
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