domingo, 22 de junho de 2008

Projetos e Interdisciplinaridade

Matemática e Artes Visuais








Sempre apresentei dificuldades em elaborar projetos pedagógicos e atividades interdisciplinares. Ou melhor, não os realizava pois achava complicado a elaboração e aplicação dos mesmos. Trabalhava os conteúdos de cada disciplina separadamente, sem estabelecer relação alguma entre eles. As leituras e propostas da PEAD nesse semestre desmistificaram essa concepção e me provaram o quanto é necessário e interessante o uso dessa prática.




A Importância dos Projetos Pedagógicos

O uso de projetos pedagógicos favorecem a interdisciplinaridade, possibilitando a integração de conteúdos, em torno de um tema que deverá ser desafiador para a efetivação da aprendizagem. Favorecendo assim, a realização de uma aprendizagem mais atrativa e estável, pois o projeto deve partir de uma necessidade, articulando objetivos a serem alcançados, metodologias diferenciadas, ferramentas e estratégias, utilizando recursos diversos e buscando resultados significativos a todos os envolvidos.

Espaço e Forma – Atividade 3


- Como trabalhar classificação na geometria?

Solicitar aos alunos que tragam para a sala de aula diferentes objetos com variadas formas: caixas de diferentes tamanhos, bisnagas, latas de refrigerante, cones, etc...

- Classifica-los pelas características apresentadas:

Grupo 1: Objetos quadrados

Grupo 2: Objetos retangulares

Grupo 3: Objetos com formato triangular

Grupo 4: Objetos em forma de cubo


* Orientar os alunos sobre as características que cada objeto possui (tamanho, espessura, forma).

- Questionamentos:

Em relação ao grupo 1, quantos lados dos objetos são iguais? Por quê?
Os objetos do grupo 2 possuem todos os lados iguais? Sim? Não? Por quê?
Quantos lados têm os objetos do grupo 3, são todos iguais?
Quais as características dos objetos do grupo 4? Os lados possuem o mesmo tamanho?

Apresentação da obra de Picasso “Criança em flor” - 1945 e realização de releitura da mesma.
Explicação sobre a influência do “cubismo” nas obras de Picasso e o significado do mesmo.
Solicitar aos alunos que identifiquem as figuras geométricas que utilizaram para compor a releitura.



Recent comments:
suelen:
Uma atividade, eu diria, interdisciplinar. Envolvendo matemática (geometria e classificação) + artes visuais. A idéia de articular a releitura da obra de picasso posterior ao estudo das figuras geométricas ficou ótima. E adorei a ilustração. Beijão E parabéns pela atividade. Suelen - tutora da sede - MATEMÁTICA

suelen:
Que riqueza de trabalho!

Um comentário:

Fabiane Penteado disse...

Oi Roseli!

Trabalhar com projetos é muito bacana. Verás que no final das contas, fica até mais fácil a construção, pois não estamos sozinhos, temos a ajuda dos colegas, onde cada um contribui com seu conhecimento.
Adorei teu projeto. Depois de uma listagem tão bonita e organizada, senti falta de saber como ocorreu e o que os alunos acharam. Sem esquecer da tua reflexão em torno desta postagem é claro.
Um abração,
Fabi