quarta-feira, 28 de novembro de 2007


Música

MPB para crianças


Surpresa e encantamento são as palavras que expressam o resultado do trabalho que desenvolvemos.
Os alunos da 4º série cantaram a música “Duas Cirandas” do folclore pernambucano, que conheci na aula presencial de musica e amei. Levei a sugestão para a turma esperando que não fossem se interessar pois o que agrada à eles são músicas com o enfoque oposto e a qualidade duvidosa.
Grata surpresa! Os alunos adoraram, ensaiamos, fizemos marcação com palmas da melodia, falamos sobre o ritmo, os alunos levaram outros CD’s com músicas instrumentais, músicas da MPB.
Percebi durante o desenvolvimento do trabalho, a responsabilidade que a escola como instituição possui em estar oferecendo ao aluno o conhecimento de musicas de qualidade, que fujam da realidade musical que a mídia impõe.
Me senti motivada e mudar após reconhecer que os momentos musicais da nossas aulas não eram nem um pouco criteriosos em relação a qualidade e que apenas reproduzíamos e cantávamos as músicas em evidência as quais não contribuíam em nada em relação ao desenvolvimento da sensibilidade rítmica e auditiva dos alunos. A apresentação foi linda e a música “pegou” tanto que os alunos cantarolavam pelo pátio da escola. Durante esta semana faremos poesias a partir da musica e um painel cooperativo sobre o tema.

Teatro

O que fica...

Após as leituras e atividades práticas percebi a importância dos jogos teatrais como suporte na desinibição dos alunos e a relevância que possuem na expressão da criatividade verificando a possibilidade desses jogos estarem atuando de forma interdisciplinar nas atividades pedagógicas.
Nesses momentos de criação os alunos se mostram e se revelam na sua criatividade, evidenciam sentimentos e socializam seus saberes na convivência e interação com o outro. Essa prática foi motivada pois os alunos introspectivos e desmotivados e com baixa auto-estima parecem ter encontrado um eixo, um motivador para sua participação. Surgiu por parte dos próprios alunos a idéia para formarem grupos para representarem pequenas peças. Eles se organizaram em grupos, escolheram os temas e estamos trabalhando na composição dos personagens.
Os ensaios acontecem duas vezes por semana e a apresentação acontecerá dia 09/12. O trabalho está ficando lindo e é impressionante a criatividade dos alunos e sei que esta motivação tem referência com a maneira que eu passei a ver e compreender sobre a importância de oportunizar aos alunos esses momentos de criação e expressão.



segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Poemas & Poesias

Utilizando o Poema como recurso pedagógico estudamos vários autores principalmente os autores gaúchos e os alunos ficaram encantados com a descoberta da possibilidade de criarem seus própios poemas.Após tomarem conhecimento das características dos poemas, propus que fizessem suas próprias criações com tema livre e sobre o assunto que fosse significativo para eles. O resultado foi um sucesso!Eles criaram de forma prazerosa, o que não acontecia quando trabalhávamos as redações formais.Estamos programando uma exposição de Poemas e criamos um momento semanal onde os alunos leêm para a classe as suas criações.O que me motivou a usar esse recurso foi ter percebido que, quando mudamos o foco, a criatividade se manifesta de forma diferenciada e que os alunos se expressam livremente, como se perdessem o medo de escrever.

domingo, 4 de novembro de 2007

Poesia

Os alunos demonstraram vontade de criar e expor suas riquezas interiores durante a aula de Português.Os resultados foram criações maravilhosas, onde foram escritos poemas com muita inspiração.O poema abaixo foi uma ¨pérola¨do aluno Paulo ,retratando o alagamento,pelas chuvas, no bairro em que mora:
A enchente veio arrastando tudo
levando papel de todas as fábricas
levando lixo,arrastando pneus
levando gente,levando gato
gente louca de medo
que a água subisse em sua porta
o gato miando de frio
o bombeiro ligando a cirene
prá tirar cachorro do rio
e gente olhando o desespero das pessoas
loucas de frio.