quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Música

MPB para crianças


Surpresa e encantamento são as palavras que expressam o resultado do trabalho que desenvolvemos.
Os alunos da 4º série cantaram a música “Duas Cirandas” do folclore pernambucano, que conheci na aula presencial de musica e amei. Levei a sugestão para a turma esperando que não fossem se interessar pois o que agrada à eles são músicas com o enfoque oposto e a qualidade duvidosa.
Grata surpresa! Os alunos adoraram, ensaiamos, fizemos marcação com palmas da melodia, falamos sobre o ritmo, os alunos levaram outros CD’s com músicas instrumentais, músicas da MPB.
Percebi durante o desenvolvimento do trabalho, a responsabilidade que a escola como instituição possui em estar oferecendo ao aluno o conhecimento de musicas de qualidade, que fujam da realidade musical que a mídia impõe.
Me senti motivada e mudar após reconhecer que os momentos musicais da nossas aulas não eram nem um pouco criteriosos em relação a qualidade e que apenas reproduzíamos e cantávamos as músicas em evidência as quais não contribuíam em nada em relação ao desenvolvimento da sensibilidade rítmica e auditiva dos alunos. A apresentação foi linda e a música “pegou” tanto que os alunos cantarolavam pelo pátio da escola. Durante esta semana faremos poesias a partir da musica e um painel cooperativo sobre o tema.

Um comentário:

Suelen Assunção disse...

Roseli querida!
Agora consegui SENTIR...
As tuas palavras, articuladas com a interdisciplina de Música e com a experiência na tua sala de aula, realmente são EMOCIONANTES.
Representam, desta forma, o que exatamente [na interdisciplina de música] te TOCOU e, portanto, te TRANSFORMOU.
Te transformou tanto que repercutiu na tua prática docente.
Meus parabéns pelas PRECIOSIDADES que apresentaste.
Beijão pra ti.
Suelen - tutora da sede