domingo, 9 de dezembro de 2007

Teatro na Escola
















As aulas interativas e alegres foram abrindo espaço interdisciplinar para o Teatro, Música e Artes, pois percebi que os alunos se encontraram, se desinibiram, perderam o medo se expor (medo e insegurança que certamente vinham de mim e que estou superando) e a partir de nossos jogos teatrais partiu dos alunos a vontade de representar, sem o compromisso com a perfeição, mas com a vontade de participar, inventar e reinventar, onde um ajuda o outro nas construções e composições teatrais.
Os alunos se mobilizaram e após a sugestão de uma apresentação de teatro eles organizaram os grupos, escolheram o tema, criaram os diálogos, falas, movimentos e figurinos.
Me emocionei, pois o que assistimos durante as apresentações foi um verdadeiro espetáculo de crescimento e superação da inibição e do medo, onde a cada apresentação, cada um podia ser ator e platéia.
Ao avaliarmos nosso trabalho os alunos foram questionados por mim:
O que mudou na vida de vocês após essa apresentação? O que fica?
As respostas: “Estamos mais maduros, perdemos a vergonha de falar para o público”, “Estávamos nervosos, mas quando começou a apresentação tudo se tornou normal”, “Somos pessoas melhores”.
As escolhas dos temas foram diversificadas e os alunos foram criteriosos na escolha dos figurinos, observaram a distribuição dos atores no palco e o mais importante de tudo, a representação foi um grande prazer onde se percebia alegria no olhar de cada um.
Assistimos aos espetáculos: “A Cinderela”, “A escravidão no RS,” “Grupo de Dança”, “A Grande Família”. E surpresa maior foi a minha em constatar tanto empenho, talento e criatividade, riquezas que certamente ficariam guardadas, se eu própria não tivesse vencido a acomodação, pois descobrindo a mim mesma pude descobrir os meus alunos. As leituras, participações com colegas, tutores e professores durante esse semestre foram certamente as mais significativas para mim desde o começo do Curso de Pedagogia, pois me trouxeram para mais perto dos meus alunos, onde pude constatar falhas e omissões em minha prática e materializar em sala de aula, os conhecimentos adquiridos e vivenciados.










Um comentário:

Suelen Assunção disse...

Roseli querida!
Creio que nesta postagem mostraste um pouco quem tu és: tuas angústias, felicidades, expectativas, fraquezas, desejos...
É realmente muito importante reflexões deste tipo visto que tu própria te autoavalia. E avaliar a própria prática docente é realmente preciso.
Parabéns pelas tuas mudanças.
Suelen - tutora da sede