quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Música Popular Brasileira para Crianças






A música aproxima, inclui, torna a vida das pessoas mais alegre e traz o prazer musical para a sala de aula.
Tudo isso sempre tive como verdade, porém até então, nunca me preocupei para a sala de aula, músicas que fugissem da realidade auditiva dos alunos.
Sempre que utilizávamos músicas na contextualização das atividades, eu oferecia músicas da preferência musical dos alunos, por julgar que eles não se interessariam por outras realidades musicais.
Hoje percebo que isso não traduz a verdade e vejo o quanto eu, como educadora, posso estar contribuindo para oferecer aos alunos uma musica de qualidade, com uma letra bonita, com melodia e ritmos diferenciados para que através desse conhecimento, aprendam a gostar das mesmas e perceber as diferenças existentes nos gêneros musicais.


Refletindo sobre estas questões, oportunamente e de forma valiosa, pude utilizar o CD da MPB para crianças e o Power Point do livro da autora Simone Cit e ilustrações de Iara Teixeira, que nos foi oferecido como recurso pedagógico pela interdisciplina Música na Escola.


Utilizando a letra da música revisamos a gramática, dígrafos, encontros vocálicos, encontros consonantais, pontuação de frases, construção de pequenos textos e poemas.
A revisão foi um sucesso! E ficou claro para mim que a utilização da música influenciou na motivação e tornou a aula mais dinâmica, alegre e interativa.


Enfeitamos a sala de aula com o tema da música e os alunos em grupos, não de “oito batutas”, mas de “oito malucos” (nome escolhido por eles) fizeram uma nova letra para a música.


Nenhum comentário: