domingo, 28 de novembro de 2010

REFLEXÃO- VII SEMESTRE

As aprendizagens na Interdisciplina Educação de Jovens e Adultos -EJA- possibilitou a construção de um novo olhar no que se refere à clientela da EJA.
Iniciei minha docência no antigo Supletivo e percebi que alguns educadores dessa modalidade consideravam seus alunos como preguiçosos, fracos, sem compromentimento com os estudos, enfim, folha em branco, que queriam ações paternalistas e assistencialistas e que buscavam apenas o diploma.
Os conhecimentos construídos nessa Interdisciplina, fizeram que me questionasse enquanto educadora sobre que medidas e ações os profissionais da educação estão realizando em relação a sua prática pedagógicas e metodologias para que essa clientela se mobilize, tenha prazer em estar na escola e busque efetivamente a construção de sua aprendizagem?
Não seriam os educadores despreparados para o atendimento dessa clientela?
Não deveriam os educadores repensarem sua práticas excludentes e ofertarem a esses alunos conteúdos e procedimentos e metodologias que privilegiem suas necessidades, especificidades e singularidades?
A clientela da EJA precisa ser valorizada no contexto escolar, para que seu ingresso e sua permanência seja garantida, em um ambiente que favoreça a construção da aprendizagem e a formação integral dos seus educandos, sempre considerando as dificuldades de sua condição social e a distorção de idade para a série.Somente assim a escola estará cumprindo sua função social, como um espaço inclusivo e democrático.
A interdisciplina de LIBRAS- Linguagem Brasileira de Sinais- favoreceu o entendimento que Libras tem a funcionalidade de qualquer outra língua, não é uma língua universal e que através dela os surdos se comunicam, se expressam e revelam sentimentos...Através da LIBRAS os alunos surdos podem integrar-se na sociedade e exercerem seus direitos de cidadãos e desenvolverem-se plenamente.
É igualmente importante que o educador preste atenção no gestual do aluno surdo,poi ele utiliza também seu corpo como forma de se comunicar através da movimentação facial e corporal.
O contexto escolar e seus educadores devem estar preparados e prever em seus currículos e práticas pedagógicas um planejamento aberto e receptivo, que favoreça a aprendizagem e a inserção de todos de forma justa e igualitária.
A Interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação oportunizou uma conscientização sobre a importância do planejamento relacionando-o à Pedagogia de Projetos, onde o aluno constrói sua aprendizagem através da interação, com autonomia e autoria, investigando, levantando hipóteses, buscando resposta às certezas provisórias, tornando assim sua aprendizagem rica e significativa.
O planejamento é um aliado na construção da aprendizagem, devendo ser flexível, permitindo refazer caminhos e rever possibilidades,privilegiando a interdisciplinaridade, distanciando-se assim, de conteúdos fragmentados e estanques.