quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Reflexão-Sexto Semestre

Destaco a interdisciplina Questões Étnicos Raciais na Educação, como a de maior relevância nesse semestre, pois oportunizou importantes reflexões sobre a abordagem racial no contexto escolar, para a construção da auto-estima do aluno negro, referenciando a escola como o espaço ideal para a quebra de estereótipos e desmistificação de preconceitos.

O que realmente despertou minha atenção, foi o fato de eu não ter conhecimento de uma universidade ofertar em sua grade curricular uma disciplina com esse enfoque para a formação de seus acadêmicos.

Isso denota, portanto, o olhar diferenciado, do Curso PEAD-UFRGS, que oportunizou uma formação voltada para uma educação verdadeiramente inclusiva e despojada de preconceito e discriminação.

Com esse entendimento, percebi a responsabilidade da escola como uma instituição formadora de valores, de trabalhar as questões raciais de forma sistemática e permanente na busca da formação identitária das diferentes etnias na busca pelo respeito às diferenças.

Conforme Paré (2000) o aluno de origem afro precisa evidenciar em sua rotina escolar nove dimensões afro culturais:

A 2ª Grande Essência-Os Sentimentos - Conteúdo latente originário da discriminação: Desgosto à piadas raciais, Vergonha de ser negro (a ), Medo da Rejeição, Baixa auto-estima, Baixa auto-confiança, Desvalia, Mágoa pela rejeição, Tristeza por não saber reagir, Alta auto-estima.

O aluno afro descendente cuja escola não considere essas dimensões poderá desenvolver mecanismos de defesa que prejudicariam o desenvolvimento pleno de sua aprendizagem certamente influenciando de forma negativa na construção de sua identidade e no auto- reconhecimento em relação aos valores culturais intrínsecos de sua africanidade.

Portanto, é possível afirmar que todo o ser humano, independentemente da condição social que seja oriundo em relação à etnia, gênero e religião, possui o direito incontestável de exercer a sua cidadania, lutando pela respeitabilidade de sua condição, colocando-se contra a qualquer tipo de exclusão ou discriminação, acreditando sempre que sua inserção no mundo perpassa pela forma como busca o diálogo e questionamentos em favor de seus direitos e verdades e na valorização de suas origens. É imprescindível que o aluno encontre na escola a acolhida necessária para que se sentindo pertencente à ela construa sua identidade.

Buscando a reversão de práticas e ações excludentes e discriminatórias do meu contexto escolar é que direcionei o Projeto do estágio curricular e o TCC para o desenvolvimento dessa temática.

Referências:

PARÉ, Marilene. Auto-Imagem e Auto-Estima na criança negra: Um Olhar Sobre o seu Desempenho Escolar.

Dissertação de Mestrado,2000.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Reflexão-Quinto Semestre

As aprendizagens construídas nesse semestre oportunizaram ao meu fazer pedagógico um diferencial imenso.
Quando fui aluna do Magistério, os professores ensinavam através da aulas de Didática, de uma forma tradicional, onde cada disciplina que iríamos trabalhar com os alunos durante o estágio ou na docência, era específica para cada didática.Cito como exemplo: Didática da Matemática, Didática das Ciências etc...E foi dessa forma que aprendi a trabalhar, onde o planejamento era particionado, fragmentado o que me tornou uma professora conteúdista e extremamente tradicional.
Começei a ouvir na escola em que atuo, sobre a Pedagogia de Projetos, o qual considerava algo muito difícil de ser realizado, muito trabalhoso, onde a aprendizagem se perdia, pois envolvia metodologias e recursos que certamente iria distanciar os alunos da verdadeira aprendizagem (memorização) que eu julgava ser mais importante e eficiente.
Através da interdisciplina Projeto Pedagógico em ação foi possível entender e aprender que um projeto pedagógico deve partir do interesse e da curiosidade dos alunos e que dessa forma é possível construir uma aprendizagem significativa e interdisciplinar, onde os alunos constroem suas aprendizagens através da interação,de forma autônoma e colaborativa, cabendo ao professora a mediação desse processo. Hoje posso dizer que as barreiras que me imobilizavam foram vencidas, onde o conhecimento adquirido desmistificou minhas antigas concepções e crenças.
Na interdisciplina Organização do Ensino Fundamental, as leituras realizadas possibilitaram um novo olhar em relação ao contexto escolar em que atuo, onde pude observar o quanto as práticas são contraditórias em relação ao que os documentos como o PPP e o RE expressam e apregoam.
Na interdisciplina Organização e Gestão da Educação despertou em mim uma conscientização que antes inexistia, como o direito de atuação política de toda a comunidade escolar nas decisões da gestão democrática e me fez perceber o quanto é difícil para alguns gestores despirem-se do autoritarismo e a centralização do poder, formalizando em alguns momentos uma gestão dominadora e unilateral.Enfim, os conhecimentos adquiridos nessa interdisciplina favoreceram que eu saísse da passividade e fizesse valer meus direitos de educadora e cidadã, cobrando participação nas decisões do contexto da escola.
Na interdisciplina Psicologia da vida adulta foi possível que realizássemos uma auto-reflexão,voltada às interelações, sobre a importâcia do convívio harmonioso no ambiente educativo, fazendo com que além de conhecer os transtornos psicológicos, que muitas vezes somos acometidos, pudêssemos identificá-los nas pessoas que nos rodeiam no ambiente de trabalho.Esse semestre foi de grandes e importantes aprendizagens que favoreceram meu crescimento pessoal e profissional.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Reflexão- IV semestre

O Eixo IV oportunizou aprendizagens importantíssimas que permitiram a qualificação de minha prática.Esse eixo possibilitou a aplicação da teoria estudada no curso através da ressignificação do planejamento, aliando teoria à prática.
Durante o quarto semestre nos foi oportunizado as interdisciplinas: Representação do mundo pela Matemática,Representação do mundo através dos Estudos Sociais, Representação do mundo através das Ciências e Seminário Integrador IV.
A interdisciplina de Matemática foi de grande relevância, pois propiciou a realização e aplicação de atividades, possibilitando que nos conteúdos desenvolvidos com alunos fossem aplicados novas metodologias distanciando-se da mesmice, despertando, através de jogos e brincadeiras, o interesse no que era proposto, a curiosidade, levando-os à elaboração de hipóteses, distanciando-os da preocupação com o erro ou o acerto.
Na interdisciplina de Estudos Sociais foi trabalhada a linha do tempo onde percebi a importância da valorização e do resgate das memórias do aluno, que irão incidir positivamente na sua construção identitária, através da valorização de seu histórico de vida e sua ancestralidade.
Foi também de igual importância o desenvolvimento do projeto "Cultura Indígena"onde presenciei a importância, da valorização e respeito à pluralidade que somos constituídos, através de práticas interdisciplinares, que provoquem a discussão, o distanciamento do preconceito e o reconhecimento que somos uma nação multiracial.
Certamente o maior ganho nessa interdisciplina foi eu ter construído um novo olhar em relação ao planejamento das aulas, pois passei a desenvolver e construir o ensino e aprendizagem de forma contextualizada, conectada com a realidade dos alunos e com a situação de vida atual, observando a noção de tempo e espaço, fazendo com que os alunos exerçam sua cidadania através dos questionamentos em relação ao mundo em que vivem.