terça-feira, 28 de setembro de 2010

Reflexão- Terceiro Semestre

Considero que no terceiro trimestre as interdisciplinas estabeleceram mudanças significativas em minha prática, pois modificaram e qualificaram a minha sala de aula.
A interdisciplina de Teatro trouxe movimento para a sala de aula, até então eu considerava a arte de fazer teatro como se fosse privilégio dos alunos que nasciam com aptidão e talento, quando ao contrário, desenvolvi os jogos teatrais para possibilitar a desinibição da turma, me surpreendi, pois eles se envolveram com a dinâmica e criaram histórias maravilhosas para apresentação ao grupo.A prática do Teatro aliado ao planejamento possibilitou a integração da turma e desenvolveu a sensibilidade dos alunos.
A interdisciplina de Lucidade me distanciou do modelo tradicional de educação, onde o ato de brincar ficava para segundo plano, me trouxe a consciência que através da brincadeira a criança vivencia o lúdico se conhece e se descobre, dando significado ao seu imaginário.
Na interdisciplina de Música pude através das aprendizagens sair da mesmice, de cantar junto com os alunos sempre a mesma música.Aprendi que os vários gêneros musicais devem fazer parte do planejamento, que a música tem movimento, marcação de ritmos, exploração dos sons dos instrumentos musicais.Aprendi a trabalhar a MPB com os alunos, onde fazem maravihosas paródias.
A Literatura privilegiou o conto de fadas, como resgate desse gênero literário que povoa a imaginação das crianças.Foi também de grande importância a interdisciplina do SI que possibilitou o exercício da argumentação e contra-argumentação que ampliou o domínio e clareza na exposição de ideias, favorecendo o repertório acadêmico facilitando assim a oratória.
Considero que esse semestre foi riquíssimo considerando que as aprendizagens influenciaram e enriqueceram diretamente o planejamento pedagógico.

domingo, 26 de setembro de 2010

Reflexão referente ao segundo semestre

Quando reflito sobre minha trajetória com aluna da UFRGS percebo como as aprendizagens construídas possibilitaram mudanças significativas na minha docência.
Visitei as construções realizadas no 2º semestre e elas me permitem ver o quanto me distanciei da postura engessada e conteúdista de educadora.
Lembro que no 2º semestre tive minha atenção despertada pela construção da linha do tempo e das Memórias que me desacomodaram e fizeram pensar sobre minha própria existência e isso mexeu com as memórias que eu escondia de mim mesma.Hoje realizo essa atividade com os alunos e vejo que para eles é muito importante pois favorece o auto-conhecimento e a valorização da história de vida deles, fazendo que se sintam pertencentes e inseridos no mundo.
A interdisciplina de Psicologia oportunizou importantes reflexões acerca da afetividade e sua importante participação na vida dos educadores e educandos, como fomentadora de uma educação dialógica e humanista.
Na interdisciplina Fundamentos da Educação as temáticas desenvolvidas foram de grande valia, pois evidenciaram uma outra perspectiva em relação à alfabetização e ao letramento , oportunizando atualização e interações preciosas entre os participantes dos fóruns de discussão.
Adorei conhecer a história da Escola da Ponte, que nos ensinou uma outra maneira da efetivação da educação, bem diferente da que nós conhecemos.Algo inovador e apaixonante, uma ideia que me ajudou a entender que uma outra forma de fazer escola é possível, que a escola não deve representar uma prisão, ao contrário, deve ser o lugar que apregoa a liberdade com responsabilidade e que propõe ser um lugar prazeroso, de descobertas, que inviste na educação de seus alunos, respeitando seus limites e especificidades, acolhendo a todos com amor e igualdade.
Por fim a Interdisciplina Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica, através da Manifesto dos Pioneiros e da Escola Nova favoreceram o meu entendimento de como se estruturou a escola no Brasil atravé do envolvimento de pessoas comprometidas com a educação.
Concluo, com a convicção que o 2º semestre contribuiu de forma significativa com minha formação acadêmica e esse conhecimento está refletindo positivamente da minha docência.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

1º Semestre-Curso PEAD-UFRGS

Certamente o primeiro semestre do curso de Pedagogia, foi o mais difícil, no que se refere a adequação do tempo em relação às exigências do curso ofertado e da minha total ausência de qualificação em relação ao uso da informática.
Precisei ter uma força de vontade imensa para que pudesse adquirir esse conhecimento, pois tinha consciência da relevância dessa aprendizagem, bem como o quanto seria necessário essa qualificação para que eu pudesse desenvolver meus estudos acadêmicos através da modalidade EAD.
Hoje, quando estabeleço comparações e vejo todo o conhecimento construído, acredito que a utilização das ferramentas tecnológicas, juntamente com toda as demais aprendizagens das diferentes interdisciplinas e eixos, permitiram a minha inserção no mundo e a qualificação de minha prática.
Sabemos que o ser humano encontra-se permanentemente em processo de construção e reconstrução e deve no mesmo ritmo se adequar e atualizar mediante as inovações tecnológicas e os currículos precisam se apropriar desses novos saberes tecnológicos para que o contexto escolar estabeleça interações com o mundo globalizado, objetivando práticas pedagógicas significativas, com características inovadoras na forma de ver e atuar no mundo.
Durante todo o curso PEAD, me qualifiquei como educadora, agora bem mais preparada no que se refere às tecnologias, porém sempre senti a frustração de não poder compartilhar com meus alunos minhas aprendizagens.Somente agora, no segundo semestre, minha escola disponibilizou o laboratório de informática, com horários definidos para que o utilizemos como recurso em nossa prática.
Esou muito feliz, só que agora aprendendo também com os alunos, mas muito distante da nativa digital que fui um dia.