sexta-feira, 26 de março de 2010

Estágio e Prática

Após toda a caminhada como aluna PEAD-UFRGS, a qual procurei realizar com o melhor desempenho possível, chega ao momento de vincular toda a bagagem adquirida ao meu fazer pedagógico e trazer para a realidade da minha sala de aula as aprendizagens significativas que construí, para a partir delas, ressignificar a aprendizagem de meus alunos.
Vou realizar meu estágio, na escola em que atuo há 22 anos, na qual tenho muito prazer e alegria em trabalhar e que faz parte da minha vida.
A escola Caetano Gonçalves da Silva, se localiza no mesmo bairro em que resido, onde conheço os alunos pelo nome, a história de suas famílias e onde os pais e familiares foram meus alunos no Supletivo e hoje as crianças estudam comigo na quarta série.
Certamente, ficará evidente a mudança que ocorreu em mim como educadora, mostrará uma profissional muito distante e diferente da professora conteúdista e formal, que imaginava que quanto maior fosse o seu conhecimento melhor seus alunos aprenderiam.
Hoje, sei que vou levar para o espaço escolar outra visão, repensando a prática, levando o aluno a construir sua aprendizagem na interação com o objeto de seu conhecimento, onde eu possa mediar esse momento, para que os alunos construindo e reformulando hipóteses, promovam o seu progresso cognitivo, observando sempre as necessidades, diferenças e singularidades.

Nenhum comentário: