domingo, 22 de junho de 2008

Projetos e Interdisciplinaridade

Matemática e Artes Visuais








Sempre apresentei dificuldades em elaborar projetos pedagógicos e atividades interdisciplinares. Ou melhor, não os realizava pois achava complicado a elaboração e aplicação dos mesmos. Trabalhava os conteúdos de cada disciplina separadamente, sem estabelecer relação alguma entre eles. As leituras e propostas da PEAD nesse semestre desmistificaram essa concepção e me provaram o quanto é necessário e interessante o uso dessa prática.




A Importância dos Projetos Pedagógicos

O uso de projetos pedagógicos favorecem a interdisciplinaridade, possibilitando a integração de conteúdos, em torno de um tema que deverá ser desafiador para a efetivação da aprendizagem. Favorecendo assim, a realização de uma aprendizagem mais atrativa e estável, pois o projeto deve partir de uma necessidade, articulando objetivos a serem alcançados, metodologias diferenciadas, ferramentas e estratégias, utilizando recursos diversos e buscando resultados significativos a todos os envolvidos.

Espaço e Forma – Atividade 3


- Como trabalhar classificação na geometria?

Solicitar aos alunos que tragam para a sala de aula diferentes objetos com variadas formas: caixas de diferentes tamanhos, bisnagas, latas de refrigerante, cones, etc...

- Classifica-los pelas características apresentadas:

Grupo 1: Objetos quadrados

Grupo 2: Objetos retangulares

Grupo 3: Objetos com formato triangular

Grupo 4: Objetos em forma de cubo


* Orientar os alunos sobre as características que cada objeto possui (tamanho, espessura, forma).

- Questionamentos:

Em relação ao grupo 1, quantos lados dos objetos são iguais? Por quê?
Os objetos do grupo 2 possuem todos os lados iguais? Sim? Não? Por quê?
Quantos lados têm os objetos do grupo 3, são todos iguais?
Quais as características dos objetos do grupo 4? Os lados possuem o mesmo tamanho?

Apresentação da obra de Picasso “Criança em flor” - 1945 e realização de releitura da mesma.
Explicação sobre a influência do “cubismo” nas obras de Picasso e o significado do mesmo.
Solicitar aos alunos que identifiquem as figuras geométricas que utilizaram para compor a releitura.



Recent comments:
suelen:
Uma atividade, eu diria, interdisciplinar. Envolvendo matemática (geometria e classificação) + artes visuais. A idéia de articular a releitura da obra de picasso posterior ao estudo das figuras geométricas ficou ótima. E adorei a ilustração. Beijão E parabéns pela atividade. Suelen - tutora da sede - MATEMÁTICA

suelen:
Que riqueza de trabalho!

Sombras e Figuras Geométricas

Os alunos desenvolveram a atividade das “sombras” utilizando figuras geométricas iguais ou diferentes, eles construíram desenhos e formas: sol (círculo), coração (dois círculos sobrepostos), flor ( retângulo e círculo).Divergiram sobre o conceito de sombra e as opiniões foram muitas:”Sombra é a repetição da imagem através da presença do Sol”, “Sombra é a ausência de Sol”, “Sombra é a nossa segunda pessoa”.Todos foram unânimes em afirmar sobre a importância do Sol sobre a vida dos seres vivos na Terra, mas reconhecem que o sol em excesso pode trazer prejuízos à vida do Planeta.
A atividade foi muito agradável e o mais importante, despertou nos alunos curiosidades sobre o tema e a participação de todos com o levantamento de hipóteses e argumentações interessantes.







Linha do Tempo dos Alunos

A Linha do Tempo construída pelos alunos evidenciou o resgate das vivências e a construção da noção de tempo, identificando as diferentes situações de suas vidas, em diferentes tempos.
Durante o desenvolvimento da proposta percebi o quanto os alunos sentiram-se valorizados e protagonistas da sua história.
Os registros envolveram emoções, alegrias e algumas tristezas. Foi muito interessante ver como as crianças ficaram à vontade para falar das suas vidas e acontecimentos familiares.
Um aluno não quis realizar a Linha do Tempo, preferiu falar sobre o assassinato do pai que ocorreu em fevereiro/2008, parece que o tempo para ele “parou” e que os acontecimentos passados e futuros passaram a não existir ou ter importância .Foi triste, a turma ouviu o relato com atenção e muitos choraram.