terça-feira, 27 de maio de 2008

Reaprendendo a trabalhar Matemática


Enquanto são solicitadas novas propostas de atividades pela interdisciplina de Matemática, estabeleço comparações e busco aprimoramento no meu trabalho pedagógico, principalmente no que se refere às metodologias.
Vejo o quanto, erroneamente, desenvolvia de forma formal e teórica o “ensino-aprendizagem”, não oportunizando aos alunos a abstração, não os levando da teoria à prática.
O formalismo, os conteúdos prontos, a memorização eram, até então, norteadores de meu fazer pedagógico.
Hoje, felizmente, consigo ver e levar para a sala de aula, oportunidades de aprendizagem onde o aluno possa interagir, propor, experimentar e abstrair.
Tenho consciência também que as operações lógico-matemáticas têm amplitude e não se restringem em somar e ordenar, mas que em uma atividade pode e deve ser explorada pelos alunos todas as possibilidades de resolução de uma situação-problema.
Passei a acreditar mais na bagagem dos meus alunos, no potencial que possuem e aprendi que não sou transmissora de conteúdos “engessados” e a “dona da verdade”.