domingo, 9 de dezembro de 2007

Teatro na Escola
















As aulas interativas e alegres foram abrindo espaço interdisciplinar para o Teatro, Música e Artes, pois percebi que os alunos se encontraram, se desinibiram, perderam o medo se expor (medo e insegurança que certamente vinham de mim e que estou superando) e a partir de nossos jogos teatrais partiu dos alunos a vontade de representar, sem o compromisso com a perfeição, mas com a vontade de participar, inventar e reinventar, onde um ajuda o outro nas construções e composições teatrais.
Os alunos se mobilizaram e após a sugestão de uma apresentação de teatro eles organizaram os grupos, escolheram o tema, criaram os diálogos, falas, movimentos e figurinos.
Me emocionei, pois o que assistimos durante as apresentações foi um verdadeiro espetáculo de crescimento e superação da inibição e do medo, onde a cada apresentação, cada um podia ser ator e platéia.
Ao avaliarmos nosso trabalho os alunos foram questionados por mim:
O que mudou na vida de vocês após essa apresentação? O que fica?
As respostas: “Estamos mais maduros, perdemos a vergonha de falar para o público”, “Estávamos nervosos, mas quando começou a apresentação tudo se tornou normal”, “Somos pessoas melhores”.
As escolhas dos temas foram diversificadas e os alunos foram criteriosos na escolha dos figurinos, observaram a distribuição dos atores no palco e o mais importante de tudo, a representação foi um grande prazer onde se percebia alegria no olhar de cada um.
Assistimos aos espetáculos: “A Cinderela”, “A escravidão no RS,” “Grupo de Dança”, “A Grande Família”. E surpresa maior foi a minha em constatar tanto empenho, talento e criatividade, riquezas que certamente ficariam guardadas, se eu própria não tivesse vencido a acomodação, pois descobrindo a mim mesma pude descobrir os meus alunos. As leituras, participações com colegas, tutores e professores durante esse semestre foram certamente as mais significativas para mim desde o começo do Curso de Pedagogia, pois me trouxeram para mais perto dos meus alunos, onde pude constatar falhas e omissões em minha prática e materializar em sala de aula, os conhecimentos adquiridos e vivenciados.










quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Música Popular Brasileira para Crianças






A música aproxima, inclui, torna a vida das pessoas mais alegre e traz o prazer musical para a sala de aula.
Tudo isso sempre tive como verdade, porém até então, nunca me preocupei para a sala de aula, músicas que fugissem da realidade auditiva dos alunos.
Sempre que utilizávamos músicas na contextualização das atividades, eu oferecia músicas da preferência musical dos alunos, por julgar que eles não se interessariam por outras realidades musicais.
Hoje percebo que isso não traduz a verdade e vejo o quanto eu, como educadora, posso estar contribuindo para oferecer aos alunos uma musica de qualidade, com uma letra bonita, com melodia e ritmos diferenciados para que através desse conhecimento, aprendam a gostar das mesmas e perceber as diferenças existentes nos gêneros musicais.


Refletindo sobre estas questões, oportunamente e de forma valiosa, pude utilizar o CD da MPB para crianças e o Power Point do livro da autora Simone Cit e ilustrações de Iara Teixeira, que nos foi oferecido como recurso pedagógico pela interdisciplina Música na Escola.


Utilizando a letra da música revisamos a gramática, dígrafos, encontros vocálicos, encontros consonantais, pontuação de frases, construção de pequenos textos e poemas.
A revisão foi um sucesso! E ficou claro para mim que a utilização da música influenciou na motivação e tornou a aula mais dinâmica, alegre e interativa.


Enfeitamos a sala de aula com o tema da música e os alunos em grupos, não de “oito batutas”, mas de “oito malucos” (nome escolhido por eles) fizeram uma nova letra para a música.